Patins para rodas , acessório prático e eficaz.

Uso de Patins para deslocamento de veículos e carga na plataforma do Guincho/ Reboque.

Os Patins são essenciais para casos de veículos em que as rodas se apresentam travadas ou por pane de caixa de câmbio, por sinistro na lataria ou mesmo por uma simples perda de chaves. No dia a dia verificamos que há no mercado varias outras soluções para tentar atingir o mesmo resultado, alguns profissionais na falta de disponibilidade deste acessório borrifam sabão ou óleo no chão e na plataforma na hora da carga, outros colocam garrafas PET sob os Pneus para diminuir a fricção, apesar de temerários conseguem seu objetivo. O carregamento na plataforma realizado “na marra” puxado por um cabo de aço que possui força de até 4 toneladas tem grande chance em danificar um cambio travado, agravar um sinistro de lataria e estragar os pneus. O Ideal é a utilização de patins mesmo que represente mais tempo de carga e mais trabalho. Consciência de uns, exigência na maior parte das Seguradoras e pré-requisito para clientes que conhecem o seu uso.

Há também situações aonde o veiculo se encontra em garagens de difícil acesso, subsolos ou estacionamentos apertados sem a possibilidade de aproximação do Guincho. Estacionamentos de Shoppings e Motéis são os mais incidentes casos de necessidade de uso. Uma só pessoa consegue movimentar um carro com facilidade com esses equipamentos.

Há dois tipos em exemplo, os patins de padrão retilíneo, não faz curvas e o hidráulico (vermelho nas fotos a seguir) com rodas “loucas” ambos muito simples e práticos para a carga e descarga junto à Plataforma do Guincho.

Patins padrões retilíneo:

Suportam até 600 kg por unidade, não fazem curvas, são mais robustos e duros na sua instalação e permitem um carregamento mais preciso na plataforma do guincho. São menos ágeis em estacionamentos mas permitem uso em qualquer tipo de asfalto.

Patins Hidráulicos:

Suportam até 400 kg por unidade, aceitam direcionamento para qualquer posição, são muito fáceis e rápidos de instalar com o bombeamento de alavanca hidráulica e em segundos o veiculo será erguido. Permite uma locomoção mais ágil mas exigindo uma maior atenção no carregamento pois altera seu percurso com facilidade. Menos eficaz em asfalto grosso ou pisos com muitas irregularidades e buracos.

Com a pratica verificamos que o ideal seria o uso de um par de patins retilíneos nas rodas dianteiras e um par de patins hidráulicos nas rodas traseiras permitindo um carregamento mais preciso e com a opção de ajustes de direcionamento facilitado pela ação das “rodas loucas”.

Em ambos os tipos, jamais poderão ficar instalados durante o transporte, obviamente retiram a segurança diminuindo a fricção entre o pneu e a plataforma e reduzindo a eficácia das cintas de amarração, portanto devendo ser retirados após a carga na plataforma e reinstalados quando da realização da descarga.

Em breve estaremos realizando um treinamento no uso de Patins e produziremos um vídeo sobre o assunto, aguardem com ansiedade.

Até o próxima,

Jorge Sória Canela

Gestor Jcar Logística

 

Jcar Logística – Guincho Brasilia DF, entorno (61) 3702 8680 / 99905 8680 / 98466 2213

www.jcarlogistica.com.br

5 Comentários
  1. gostei, vou comprar um! Vi eles usando e é bem interessante.

  2. Patins realmente resolvem o problema quando as rodas estão travadas

  3. Qual o preço de um par?

    • Caro Flavio em torno de R$1500 o par tanto do fixo como os de rodas loucas, se tiver interesse me contate que te passo os fornecedores.

  4. Boa tarde,
    Eu gostaria de sugerir um produto que vcs podem desenvolver com certeza pois é muito similar a esse que vcs já fabricam para movimentar veículos (patins)
    Falo de um similar para movimentar pequenas aeronaves dentro dos hangares pois isso facilitaria muito a movimentação das mesma, apenas teria que ser feito com as rodas loucas (giratórias).
    Acreditem nesse nicho de mercado seria um produto sem similar no mundo.
    Eu mesmo fiz um para meu ultraleve mas tenho que usar uma alavanca a parte ou macaco jacaré para levantar a aeronave, e esse que vcs fabricam seria ideal pois não precisaria de alavanca ou macaco hidráulico para levantar a aeronave.Sem contar que essas aeronaves são mais leves do que os carros…
    Me coloca a disposição para ajudar a desenvolver se caso desejarem.
    Aceitaria de bate pronto ser representante desse patins para aeronave…

    Att.

    Arthur Faria Jr.

Deixe uma resposta