Lei dos faróis acesos para encerrar o assunto de vez:

  • 4 pontos na carteira CNH e multa de R$ 85,13  em novembro será R$ 130,16;
  • Não serve farolete nem farol de milha, só valem os faróis baixos. Quem tem farolete de LED pode;
  • Não se desespere o preço de uma lâmpada de carro comum beira os R$12,00;
  • Exigir das montadoras a automação dos faróis acesos direto significa obrigar a usá-los em locais que não são exigidos como no caso das cidades sem cruzamento de Br’s > A exigência é só para rodovias;
  • Há inúmeras pesquisas, mas originalmente há quase 20 anos o Canadá constatava uma redução de 30% nas colisões frontais e legislou criando a exigência e colheu seus frutos;
  • Nos EUA a adoção reduziu 5% dos acidentes e 12% dos atropelamentos (fonte 4 Rodas);
  • Em Motocicletas já é assim há muito tempo;
  • O aprendizado é dolorido e demanda tempo, mas é um avanço. Aqui em Brasilia todos param na faixa de pedestres. Na época O Senador Cristóvão então governador nos deixou este legado de respeito entre carros e pessoas, o hábito do farol aceso é uma questão de tempo.
  • No atual código de trânsito já deveria constar tal exigência, na época houve a reação dos transportadores em geral em função do aumento dos custos e acabou não sendo levado a diante.

Pelo que temos acompanhado, os guincheiros da região aceitaram bem a novidade, claro que sob uma grande quantidade de gozações.

O uso de faróis de dia geraram um aumento de demanda dos serviços de autossocorro, baterias fracas e faróis esquecidos ligados fizeram a festa dos plantonistas. O guincheiro que foi ao Estádio Nacional em Brasilia no jogo do Flamengo durante o dia saiu de lá feliz, vários foram os atendimentos realizados.

Felizes estão também os fabricantes de lâmpadas e de baterias. Em meio a crise, época de vacas gordas.

Verificamos que no 1º dia da nova lei, 4 em 10 carros estavam com os faróis apagados, principalmente nas BR040 e BR070. Hoje dificilmente se acha um desavisado. Mas carros caolhas há vários.

A pergunta que se faz aos botões: Por qual razão não fizeram campanhas educativas ou aplicação de advertência aos motoristas esquecidos nos 3 primeiros meses de implantação da nova lei? O autoritarismo e o tamanho dos bolsos do governo devem responder a estas questões facilmente.

Até a próxima,

Jorge Sória Canela

Gestor JCar Logística Guincho 24 horas Brasilia DF e Entorno

jcarlogistica.com.br (61)37028680, 99905 8680

 

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